audaz

  • Sinónimo de valente, ousado e determinado

  • Nome da frota de expedição marítima liderada por Magalhães e Elcano que completou a circunavegação, a maior façanha de exploração da história

  • Começa com a letra "a" e termina com a letra "z", um caminho feito de princípio a fim

Quem somos

A Audaz Capital é um veículo de investimento dedicado à aquisição e operação de uma empresa privada na Península Ibérica. O nosso objetivo é garantir uma transição fluida para os proprietários, preservando o seu legado enquanto se inicia uma nova fase de crescimento sustentável.

A equipa utilizará a sua experiência para impulsionar o desenvolvimento da empresa adquirida, ao mesmo tempo que otimiza a sua eficiência operacional. O nosso enfoque visa gerar um valor significativo para todas as partes envolvidas, incluindo clientes, fornecedores, colaboradores e investidores.

A equipa

Filipe Bergaña é o fundador e líder do grupo de investidores que compõe a Audaz Capital. Conta com uma experiência profissional de duas décadas na identificação de oportunidades de investimento e gestão de carteiras de ações em mercados cotados, tendo contribuído com o seu conhecimento para algumas das mais prestigiadas gestoras do mundo.

Cofundou e dirigiu a sua própria gestora, que mais tarde foi absorvida pela maior sociedade de fundos de capital de risco cotada a nível mundial.

Filho de pai espanhol e mãe portuguesa, descende de uma família de várias gerações de empresários, o que incutiu nele um profundo sentido de legado. Nessa mesma linha, propõe-se adquirir e gerir uma empresa na qual potencie uma cultura de excelência, criando assim valor significativo a longo prazo.

Filipe Bergaña está apoiado por um grupo de 18 sócios investidores, nacionais e internacionais, com vasta experiência empresarial estratégica e operacional, que o assessorarão durante o período de pesquisa e gestão. Uma vez adquirida a empresa, uma seleção destes passará a fazer parte do Conselho de Administração.

  • Ex-searcher e CEO da Page Bros, uma empresa que evoluiu de um negócio de impressão tradicional para um fornecedor de serviços diversificados multicanal no setor da educação. Alex tem mais de 15 anos de experiência na indústria tecnológica.

  • Empresa de capital privado especializada em investimentos em fundos de pesquisa a nível global. Os seus sócios-diretores, Ángel Álvarez e Guillermo Zambrano, foram pioneiros na indústria dos fundos de pesquisa. Adquiriram e venderam com sucesso a Universidad Tres Culturas, uma universidade privada na Cidade do México, alcançando uma rentabilidade excecional para os seus investidores.

  • O primeiro investidor em fundos de pesquisa na Europa estabelecido por uma firma tradicional de capital privado: Aurica, o antigo braço de private equity do Banco Sabadell, que conta com mais de 20 anos de experiência a apoiar empresas e as suas equipas nos respetivos processos de expansão e internacionalização.

  • Família empreendedora espanhola, com um sólido histórico de criação de valor através de vários investimentos bem-sucedidos. Felipe Ruiz foi professor de administração de empresas na Universidade Politécnica de Madrid, tendo anteriormente fundado duas empresas e servido em vários Conselhos de Administração de empresas públicas e privadas. Rafael Ruiz gere um fundo de investimento e trabalhou anteriormente em banca de investimento no Citigroup.

  • Luis tem mais de 20 anos de experiência como profissional de investimento em capital privado, tendo sido Diretor Executivo na Advent International durante 10 anos. Antes disso, foi sócio fundador da Dresdner Kleinwort Capital Spain (DrKC) e diretor de investimentos na Iberfomento. Atualmente, é um investidor ativo em vários fundos de pesquisa, além de mentor.

  • Diretor da Ryton Equity, um veículo de investimento do Reino Unido especializado em investimentos em fundos de pesquisa. A sua experiência anterior inclui cargos de consultoria na Bain & Company e Ernst & Young, entre outros.

  • Empresa de investimento em capital privado sediada nos EUA. É liderada por Alexander Schuil, um ex-searcher e ex-CEO da Briscoe Protective, um fornecedor de serviços de instalação e monitorização de alarmes contra roubos e incêndios. Alex fez crescer o negócio quinze vezes através de iniciativas orgânicas e mais de dez aquisições, na sua maioria financiadas sem recurso a novas emissões de capital.

  • Veículo de investimento austríaco com vasta experiência em private equity e capital de risco, incluindo fundos de pesquisa. O seu principal negócio é a RP Global, empresa pioneira com 40 anos de experiência no setor das energias renováveis, com projetos na Europa, África e América do Sul, e um histórico exemplar de crescimento e criação de valor.

  • A Scipio Holding e a Swanlaab Venture Factory formaram uma aliança estratégica, criando uma equipa de empresários com vasta experiência e uma mistura complementar de competências empreendedoras, financeiras e operacionais.

  • Fundo privado multiativos que iniciou a sua incursão na indústria dos fundos de pesquisa há cinco anos e desde então tem estado envolvido em 20 aquisições, com 30 searchers activos. A equipa traz uma vasta experiência de investimento tanto em ativos líquidos como ilíquidos em diversos países e continentes.

  • Ex-searcher e ex-CEO da Herchenbach Industrial Warehouses. Lançou o primeiro fundo de pesquisa tradicional associado na Suíça e no sul da Alemanha em 2013. Sob a sua liderança, a empresa mais do que duplicou tanto a receita como o EBITDA, proporcionando retornos excecionais para os investidores, antes da saída parcial de Tobias no início de 2019.

  • Empresa de investimento norte-americana sediada nos EUA com um foco principal em fundos de pesquisa e um horizonte de investimento de longo prazo. Os membros fundadores da TTCER trazem anos de experiência colaborativa na Asurion, uma empresa adquirida através de um fundo de pesquisa que evoluiu para se tornar um líder global em soluções de seguros e um dos paradigmas de sucesso na indústria dos fundos de pesquisa.

  • O braço de investimento em capital de risco e capital privado da family office espanhola Espai D’Inversions. Investe capital com uma visão de longo prazo e sem a obrigação de vender a sua participação.

  • Will é um investidor pioneiro na classe de ativos de fundos de pesquisa e desempenhou um papel central na definição dos seus critérios de aquisição. É presidente de duas empresas cotadas em bolsa e Diretor de várias empresas privadas. Will também é o autor de The Outsiders: Eight Unconventional CEOs and Their Radically Rational Blueprint for Success, nomeado pela Business Insider como um dos '25 livros de negócios mais influentes alguma vez publicados', e é o apresentador do podcast 50X.

Valor acrescentado

A estrutura produtiva da Península Ibérica está altamente fragmentada, com pequenas e médias empresas (PMEs) que constituem a espinha dorsal das suas economias. No entanto, muitas destas empresas enfrentam um desafio existencial: apesar da sua qualidade e trajetória, a falta de um plano de sucessão deixa-as numa situação de incerteza que ameaça a sua continuidade, podendo mesmo levar à sua extinção.

A Audaz Capital oferece uma solução para este problema, ao proporcionar uma alternativa credível para os proprietários de empresas sólidas que procuram desinvestir o seu ativo. Através de uma abordagem comprometida e orientada para o longo prazo, não só facilita a transição, como também assegura a continuidade e o crescimento do negócio sob uma nova liderança alinhada com os princípios dos fundadores.

Os valores que nos distinguem e que fazem da Audaz Capital uma opção confiável para liderar o negócio são os seguintes:

  • Filipe Bergaña dedicar-se-á exclusivamente à empresa adquirida – não a uma carteira – garantindo uma transição ordenada e um enfoque na preservação do legado dos proprietários. Esta ligação vai além da transação e estará sempre orientada para fortalecer a empresa com vista ao futuro.

  • Atuamos com transparência, ética e respeito em todas as nossas interações. Acreditamos na construção de relações baseadas na confiança, mantendo uma comunicação aberta e honesta com os proprietários, assegurando que os valores originais da empresa são mantidos e respeitados. Garantimos total descrição ao longo de todo o processo.

  • Procuramos potenciar o crescimento da empresa que adquirimos. Focamo-nos em desenvolver estratégias que impulsionem a expansão e maximizem o potencial do negócio, orientados para a criação de valor a longo prazo.

A Audaz Capital oferece a alternativa mais idónea aos modelos tradicionais de desinvestimento:

Com o objetivo de maximizar a criação de valor, serão implementadas as seguintes iniciativas:

  • Avaliação integral da posição competitiva da empresa com vista ao desenvolvimento - em estreita colaboração com a anterior equipa de gestão - de uma estratégia de longo prazo.

  • Revisão abrangente de todas as funções, orientada à identificação de oportunidades através da qualificação.

  • Implementação de um programa para atrair e reter talento qualificado, promovendo uma cultura de alto rendimento.

  • Integração de melhorias funcionais e operacionais que aumentem a eficiência e os resultados.

  • Revisão do sistema tecnológico para maximizar o conhecimento baseado em dados e estimular a inovação.

  • Avaliação de possíveis mercados e áreas geográficas para capitalizar os sucessos alcançados pela empresa.

Critérios de investimento

A Audaz Capital procura indústrias e empresas com as seguintes características:

Indústria

Mercado grande e fragmentado
Crescimento estrutural orgânico, baixa exposição ao ciclo económico

Oferta de produtos ou serviços diferenciados

Rivalidade concorrencial reduzida
Baixa ameaça de substituição
Poder de negociação de clientes e fornecedores reduzido
Baixo risco de desatualização tecnológica
Risco de alterações regulatórias adversas reduzido

Empresa

Simplicidade
Gestão credível
Propriedade concentrada
Posicionamento competitivo diferenciado
Receitas recorrentes, baixa concentração de clientes
Geração de caixa elevada
Balanço sólido
Sustentabilidade

O universo de investimento da Audaz Capital compõem-se de empresas existentes e de propriedade privada, com sede em Espanha ou Portugal, tipicamente com receitas entre €10m e 30m, e EBITDA no intervalo de €1m a 5m.

Procuramos empresas estabelecidas e não start-ups, e não participamos em operações de restruturação ou compra de empresas com dificuldades financeiras.

Sala de Imprensa

A Audaz Capital foi mencionada nos seguintes meios de comunicação:

Contacto

filipe.bergana@audazcapital.com
+34 682 925 237
Paseo de la Castellana 200 - Piso 3 - 28046 Madrid +34 913 509 436